Quando a gestação chega às 11 semanas, seu bebê já está formado, e tem o tamanho de um polegar. Os ossos já não são tão moles, e os dedos dos pés e das mãos já se separaram e já têm unhas. Embora ainda não dê para sentir, o bebê já se movimenta e já dá chutes. O coraçãozinho também já bate há algumas semanas, porém, agora já é possível ouvir. Ele bate duas vezes mais rápido que o de um adulto: cerca de 120 a 160 batimentos por minuto. Seus olhos e orelhas já estão completamente formados.
Nessa época, também é comum a mamãe sentir muitos desejos de alimentos específicos. Alguns dizem que os desejos indicam o que o corpo da grávida necessita, porém, isso não é comprovado cientificamente.
A essa altura da gestação, é comum que as grávidas sintam alguns sintomas físicos, como fadiga, sonolência, perda de energia, frequente vontade de urinar, náuseas, prisão de ventre, inchaço nas mamas e corrimento vaginal.
Além dos sintomas físicos, as emoções podem ficar mais instáveis. Uma forma de ajudar a equilibrar a ansiedade e angústia de saber sobre o estado do bebê e de como anda a gestação é manter os exames de ultrassonografia em dia.
O que esse exame avalia?
A ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre deve ser realizado entre a 11ª e a 14ª semana de gravidez. Ele é de extrema importância porque avalia diversas estruturas do bebê:
• Confirmar a idade gestacional e definir a data provável do parto.
• Determinar a vitalidade fetal: saber se o coração está batendo e se bate na frequência adequada.
• Saber se são gêmeos e se eles dividem a mesma placenta.
• Diagnosticar algumas anomalias e malformações.
• Avaliar os riscos de Síndrome de Down. (Importante: o exame faz apenas um rastreamento, ou seja, identifica se há o risco de alterações cromossômicas. Não oferece um diagnóstico).
• Estuda a morfologia fetal e faz a translucência nucal (medição da espessura da nuca do bebê).
No exame, o médico avaliará algumas características importantes para determinar esses fatores citados, como a idade da futura mamãe, o tamanho do feto, a translucência nucal, a presença do osso nasal, fluxo do ducto venoso e da válvula tricúspide. O procedimento é importantíssimo e deve ser feito no tempo certo e com profissionais qualificados, afinal, quando um problema é identificado logo nas primeiras semanas, é possível tomar os devidos cuidados no decorrer do pré-natal.
A Clínica Montserrat oferece a Ultrassonografia Morfológica do Primeiro Trimestre e todos os outros exames necessários durante a gravidez. Conheça nossos procedimentos e nossa equipe!
Dr. Luiz Gustavo R. Melo
CRM – 8504/DF
Ginecologia / Obstetrícia
[maxbutton id=”4″ ]