Com 6 semanas de gravidez, a futura mamãe começa a sentir os primeiros sintomas: mamas inchadas e um pouco doloridas, cansaço, enjoo, cólicas e muito sono. Se ela ainda não descobriu que está grávida, esses sinais podem passar despercebidos ou confundidos com a tensão pré-menstrual. Esses são os primeiros indícios de que é necessário fazer um teste de gravidez, seja o de farmácia ou o de sangue (os dois exames já conseguem detectar a gravidez neste momento).
Como é o bebê entre a 6ª e a 8ª semana?
Na 6ª semana, o embrião mede 4 milímetros e já possui olhos e brotos de onde surgirão as orelhas. Esta semana é marcada pelo desenvolvimento do sistema nervoso central, que agora apresenta a abertura sobre o cérebro e da base da coluna devidamente fechadas. Os bracinhos e perninhas também já começam a despontar.
Na 7ª semana, o coração já possui quatro câmaras bem definidas e os batimentos cardíacos podem ser ouvidos. Além disso, órgãos como o fígado, intestino e estômago também já começaram a se desenvolver. Os dedinhos dos pés e das mãos já são visíveis.
Quando chega a 8ª semana, pálpebras, lábios, orelhas e até algumas características faciais já começam a se formar. O bebê se movimenta bastante dentro do útero, mas ainda não é possível senti-lo.
Quando fazer o primeiro ultrassom?
A primeira ultrassonografia da gravidez é feita na 7ª semana, que é quando os batimentos cardíacos do feto já podem ser ouvidos. O bebê já mede entre 6 e 8 milímetros e pesa em torno de 8 gramas. Sua cabeça ainda está curvada para a frente, mas o pescoço já é mais rígido e os futuros olhos podem ser percebidos como duas manchinhas pretas.
Antes da 12ª semana, o exame realizado é a ultrassonografia transvaginal. Nele, é possível ver a vesícula vitelina e, ligada a ela, uma bolinha, que é o bebê! Provavelmente, também será visível um pontinho de luz, que é o coraçãozinho pulsando. Esse, junto com a escuta dos batimentos cardíacos, é o momento mais emocionante do primeiro exame de ultrassom.
Avaliações mais complexas como o diagnóstico de malformações e anomalias, risco de Síndrome de Down e definição da data provável do parto podem ser obtidas apenas na ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre, realizada entre a 11ª e a 14ª semana.
A Clínica Montserrat oferece a Ultrassonografia Transvaginal e todos os outros exames necessários durante a gravidez. Conheça nossos procedimentos e nossa equipe!
Dr. Luiz Gustavo R. Melo
CRM – 8504/DF
Ginecologia / Obstetrícia
[maxbutton id=”4″ ]