A vesícula biliar é o órgão responsável por armazenar a bile, líquido que ajuda na digestão. Quando há algo bloqueando o fluxo da bile, a vesícula começa a ter problemas. E isso pode ocorrer quando pequenas pedras, chamadas de cálculos biliares estão presentes nas vias biliares. A presença de cálculos na vesícula biliar tem se tornado cada vez mais frequente em crianças. Isso se deve tanto às dietas ricas em gordura, quanto à facilidade de diagnóstico disponível atualmente.
Por que a pedra na vesícula aparece em crianças?
As causas mais frequentes do problema são doenças hemolíticas, como a anemia falciforme, talassemia e esferocitose hereditária, fibrose cística e nutrição parenteral prolongada. Além disso, o uso de certos medicamentos, como antibióticos, pode causar um engrossamento da bile, levando à formação de cálculos que, normalmente, desaparecem sozinhos.
Quais são os sintomas?
Quando uma criança apresenta pedras na vesícula, pode não saber comunicá-los direito aos pais e ao médico pediatra. Porém, alguns sintomas começam repentinamente e podem ser sinais:
– Dor no lado superior direito do abdômen, que podem chegar a um pico 15 – 60 minutos após a dieta.
– Febre acima dos 38°C acompanhada de arrepios.
– Náuseas, vômitos, indigestão, gases, flatulência e arrotos.
Apesar de poderem indicar a presença de cálculos na vesícula, esses sintomas também podem estar relacionados a outros problemas de saúde. Portanto, é importante consultar o médico pediatra antes de tomar qualquer providência ou dar alguma medicação à criança.
Outro ponto importante a ser ressaltado é que, muitas vezes, o problema pode ser assintomático. Geralmente, nesses casos, não é necessário o tratamento.
Para ter certeza do diagnóstico, é necessária a realização do exame de ultrassonografia abdominal.
Você já conhece todos os exames da Clínica Montserrat? Confira a lista completa em “Exames e Procedimentos“.
Dra. Naima M. Hamidah Silva
CRM/DF 18793
Pediatria
[maxbutton id=”4″ ]