Popularmente conhecida como “xixi na cama”, esta condição consiste em uma perda urinária durante o sono
Quem nunca fez xixi na cama pelo menos uma vez na vida? Isto é muito comum, principalmente em crianças de 4 a 6 anos de idade. Porém, se essa condição ocorre após os 6 anos, em adolescentes ou até mesmo um jovem adulto, é preciso ficar atento! Pode se tratar de enurese (incontinência urinária noturna intermitente), um distúrbio caracterizado pela perda urinária durante o sono.
A enurese costuma atingir mais os meninos e não há uma causa específica para esta condição. Fazer xixi na cama pode estar associado a diversos fatores como redução da capacidade funcional da bexiga, dificuldade para despertar e problemas urológicos.
Classificação da enurese
Enurese primária: quando a criança passa dos seis anos sem nunca ter apresentado um período prolongado de controle;
Enurese secundária: quando a criança já passou pelo menos por um período de controle;
Monossintomática: não há sintomas urinários associados e a pessoa consegue “curar” a enurese espontaneamente;
Polissintomática: associada a sintomas do trato urinário baixo.
O diagnóstico
Para diagnosticar a enurese noturna, é importante levar em consideração o exame clínico, histórico familiar e do paciente.
Ultrassonografias e exames laboratoriais podem ser solicitados para descartar outras doenças e alterações no trato urinário ou relacionadas ao sono.
Se o seu filho tiver enurese noturna, procure um pediatra para analisar o caso.
[maxbutton id=”4″ url=”https://web.whatsapp.com/send?phone=556185362854&text=Ol%C3%A1,%20gostaria%20de%20fazer%20um%20agendamento!” ]