O teste do pezinho consegue detectar várias condições no recém-nascido. O exame deve ser feito na primeira semana de vida do bebê. Com algumas gotinhas de sangue extraídas do calcanhar da criança, dá pra detectar doenças como anemia e fibrose, além do hipotireoidismo congênito, que pode causar até deficiência intelectual e comprometimento do desenvolvimento físico.
Como falamos, é relativamente fácil realizar o diagnóstico precoce do hipotireoidismo congênito (quando a criança já nasce com o distúrbio): fazendo o teste do pezinho. O exame, obrigatório desde os anos 1980, flagra a doença nos primeiros dias após o parto. Depois disso, é necessário repor os hormônios por meio de comprimidos pelo resto da vida. O hipertireoidismo é bem mais raro na infância e sua detecção depende dos sintomas que o bebê apresentar. Porém, se a mãe já possui alguma encrenca na tireoide, o cuidado deve ser redobrado.
Os distúrbios da tireoide nas crianças podem passar despercebidos. Um estudo feito por uma empresa alemã em 2016 revelou que mais de 60% das entrevistadas disseram que nunca levaram seu filho para realizar um exame que detecta distúrbios na glândula. Para piorar, cerca de 85% não conseguiram identificar os sintomas mais comuns do hipotireoidismo e do hipertireoidismo.
A falta ou o excesso dos hormônios produzidos pela tireoide – o T3 e o T4, prejudicam o desenvolvimento do corpo e pode levar a problemas neurológicos e dificuldade de aprendizado. Os sintomas mais comuns do hipotireoidismo são cansaço, fraqueza, desânimo, câimbras frequentes, dificuldade de concentração e falhas de memória. Já o hipertireoidismo, como tem muito T3 e T4 circulando, gera taquicardia, insônia, fome e suor excessivo. Se o seu filho apresentar alguns desses sinais, procure o pediatra ou o endocrinologista.
Se o tratamento começar de imediato, é possível evitar todas as sequelas (como atrasos no desenvolvimento neurológico). Nos mais velhos, o pediatra também pode detectar alterações na glândula no exame clínico, apalpando-a. Mas a confirmação depende de exame de sangue para avaliação dos hormônios tiroidianos e dos anticorpos que podem estar boicotando o funcionamento da glândula. Também pode ser pedido um ultrassom do pescoço para descartar a presença de nódulos e outras patologias mais raras.
Entenda a tireoide
A tireoide desempenha funções vitais no organismo. Controla o metabolismo e produz hormônios essenciais para que tecidos e órgãos funcionem adequadamente e na velocidade certa. Nos pequenos, ela é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento cerebral.
A Clínica Montserrat é referência em diagnósticos por imagem em Brasília! Atendemos a mais de 30 convênios. Clique aqui e confira a lista!