A chegada de um bebê é sempre motivo de festa para toda a família. Cuidar e zelar pela saúde do pequeno vira prioridade na vida das mães. Por isso, um bom acompanhamento médico pode ajudar na prevenção e diagnóstico precoce de doenças.
Logo nas primeiras consultas da vida do bebê com o pediatra, uma medição importante começa a ser feita. A medição do perímetro cefálico. Por meio dessa informação, é possível acompanhar o desenvolvimento da criança em cada fase.
Se, durante uma dessas consultas, o médico notar que essas medidas estão alteradas, ou seja, abaixo ou acima do considerado normal, alguns exames podem ser solicitados para chegar no diagnóstico preciso. Entre os principais motivos para alteração no perímetro cefálico do bebê estão a hidrocefalia e a macrocefalia.
A Macrocefalia é uma condição na qual a circunferência da cabeça apresenta um tamanho maior que a média correspondente para a idade e sexo. Em alguns casos, pode corresponder a macrocefalia benigna, quando existe outros membros da família com a cabeça grande e portanto considerada uma característica familiar.
Já a hidrocefalia caracteriza-se pelo acúmulo de líquido cefalorraquiano nos ventrículos cerebrais. Pode ser causada pela produção aumentada e reabsorção reduzida ou por algum tipo de obstrução que impeça sua circulação e drenagem, provocando a dilatação dos ventrículos cerebrais. Os sintomas clínicos variam de acordo com faixa etária.
Veja o vídeo sobre a condição:
A avaliação neurológica pelo pediatra e a realização de exames de imagem como a ultrassonografia transfontanelar vão auxiliar no diagnóstico e na necessidade de realização de outros métodos diagnósticos.
Ultrassonografia Transfontelar
A ecografia transfontanelar ou ecografia cerebral é um exame de execução simples e indolor. Ele pode ser realizado nas circunstâncias em que o bebê fica bem confortável e tranquilo. Por exemplo, quando dorme ao colo da mãe ou mesmo durante a amamentação.
Consiste na visualização das estruturas cerebrais através da fontanela (ou moleira). Além de desempenhar um papel importante na detecção de algumas lesões cerebrais do recém-nascido, o exame auxilia no prognóstico do desenvolvimento neurológico a longo prazo e direcionando tratamentos.
O exame ainda pode localizar hemorragias, isquemias e até mesmo alterações de fluxo cerebral.
Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Ecografia Transfonelar.
Você já conhece todos os exames e procedimentos da Clínica Montserrat? Acesse!