A Doença de Graves é uma condição hereditária caracterizada pela presença de um anticorpo no sangue que estimula a produção excessiva de hormônio tireiodiano. Constitui a forma mais comum de hipertireoidismo, afetando principalmente as mulheres entre 40 e 60 anos.
Há várias formas de tratamento do hipertireoidismo da Doença de Graves. As mais comuns são drogas antitireoidianas (DAT), cirurgia e iodo radioativo. Vários fatores podem influenciar nessa escolha. Idade do paciente, tamanho da tireóide, gravidade do hipertireoidismo, preferência do paciente e do médico, recursos disponíveis e prática médica local.
Geralmente, o tratamento de primeira escolha em pacientes com doença leve, bócios pequenos, crianças e adolescentes, e em situações especiais como na gravidez são as DAT. Por outro lado, o iodo radioativo tem sido cada vez mais utilizado. Porque é considerado um tratamento seguro, definitivo e de fácil aplicação. Já o tratamento cirúrgico constitui quase um tratamento de exceção. Costuma ser indicado quando as terapias anteriores não podem ser utilizadas.
Além de acometer principalmente as mulheres, a Doença de Graves pode acontecer em alguns casos especiais, como na gravidez, na infância e em idosos e cardiopatas.
Doença de Graves na Gravidez:
De modo ideal, a gestação deve ser evitada em mulheres com hipertireoidismo não controlado devido ao risco elevado de abortos espontâneos, geração de crianças de baixo peso ao nascimento e morte neonatal.
Doença de Graves na Infância:
A Doença de Graves é responsável por cerca de 15% das tireopatias na infância.
Doença de Graves em Idosos e Cardiopatas:
Pacientes idosos com hipertireoidismo podem apresentar manifestações clínicas pouco evidentes (hipertireoidismo apático) com predomínio das manifestações cardiovasculares.
Em todos os casos, o tratamento deve ser introduzido assim que o problema é diagnosticado. A escolha do tratamento também depende da avaliação das causas da doença em cada paciente.
Você já conhece todos os exames e procedimentos da Clínica Montserrat? Acesse!