Durante o pré-natal, 4 ultrassonografias são obrigatórias. Porém, quando a 16ª semana chega, muitas gestantes optam por fazer um exame a mais. O motivo é muito especial: descobrir o sexo do bebê.
Como está meu bebê?
Na semana que marca 4 meses de gestação, o bebê está crescendo muito rápido: ele já tem 11 centímetros e 100 gramas! Já está tão grande que não cabe mais na tela do ultrassom como antes: é preciso vê-lo por partes. Como já está completamente formado, ele só está crescendo e ficando forte para seu nascimento. Seu ouvido já tem todas as estruturas, os ossos já estão bem firmes, e os braços e pernas estão completos.
Seus olhos se movimentam de um lado para o outro e são sensíveis à luz, apesar de as pálpebras ainda estarem fechadas. Além disso, o bebê já consegue sentir carinhos feitos na barriga da mamãe — e gosta muito! Portanto, você já pode conversar e acariciar seu filho, hábitos que fortalecem o laço do bebê com a família e causam efeitos positivos até depois do nascimento.
O que muda no corpo da gestante?
A essa altura, provavelmente a tão esperada “barriga de grávida” já está mais visível, e o fluxo de sangue é cinco vezes superior ao normal. Assim, o organismo garante que o bebê está recebendo todos os nutrientes e oxigênio.
Vou conseguir saber o sexo do bebê?
O órgão genital se desenvolve entre 9 e 12 semanas de gestação. Portanto, na 16ª semana, é possível identificar com certeza o sexo do bebê. Porém, quando ele está sentado sobre as perninhas ou quando está de pernas cruzadas, é mais difícil a visualização da genitália, obrigando os pais a aguardarem um pouco mais.
A Clínica Montserrat oferece o ultrassom da 16ª semana e todos os outros exames necessários durante a gravidez. Conheça nossos procedimentos e nossa equipe!
Dr. Luiz Gustavo R. Melo
CRM – 8504/DF
Ginecologia / Obstetrícia
[maxbutton id=”4″ ]