O câncer de mama pode, sim, atingir crianças e adolescentes, embora seja raríssimo. É importante destacar que a doença não escolhe idade e nem sexo. Tanto mulheres como homens podem ser acometidos pelo câncer de mama, em qualquer fase da vida. Porém, é considerado o tipo de câncer mais comum, mesmo, entre as mulheres adultas, perdendo apenas para o de pele não melanoma.
Mesmo o câncer de mama sendo raro na infância e adolescência, existe uma possibilidade. Portanto, recomenda-se que, ao observar qualquer alteração na mama, seja consultado um médico, principalmente depois da primeira menstruação. Se tiver casos na família, é mais recomendado ainda.
Como diagnosticar o câncer de mama?
Tudo começa com o autoexame da mama, onde a própria pessoa pode notar a presença de caroços e nódulos na região. Mas, o exame primordial é a mamografia, que é capaz de detectar um nódulo, quando ainda nem pode ser palpado.
A ultrassonografia das mamas é outro exame muito importante no diagnóstico do câncer de mama. Embora não substitua a mamografia, é um exame complementar muito útil para identificar a malignidade dos nódulos, bem como avaliação do conteúdo líquido (cistos). Incluir a ultrassonografia das mamas nos exames de rotina auxilia no diagnóstico precoce da doença.
E, afinal, qual câncer atinge mais as crianças?
Nas crianças, os tipos de câncer mais comuns são leucemia, tumores no sistema nervoso central e linfomas (câncer dos gânglios linfáticos). Os cânceres infantis, geralmente, atingem mais as células do sistema sanguíneo e tecido de sustentação.
A Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) reforça que 70% dos casos tem chance de cura, quando diagnosticados precocemente.
Se observar qualquer alteração nas mamas, consulte um especialista! Na hora de fazer a ultrassonografia das mamas, escolha quem é referência em diagnóstico por imagem em Brasília.
[maxbutton id=”4″ url=”https://web.whatsapp.com/send?phone=556185362854&text=Ol%C3%A1,%20gostaria%20de%20fazer%20um%20agendamento!” ]
Dra. Naima M. Hamidah Silva
CRM 18793/DF
Pediatria