O que fazer quando é percebida a dilatação renal no meu bebê durante a gestação?
A dilatação da pelve renal no período fetal, é um achado frequente durante as avaliações ultrassonográficas gestacionais.
Se a dilatação for discreta, o recém nascido deverá ser submetido a um exame de ultrassom (US) ao final do 1º mês de vida. Se o achado persistir ou aumentar, o bebê deverá realizar outros exames para investigar a causa.
Caso a dilatação seja moderada ou acentuada durante a gestação, o US deverá ser realizado logo após o nascimento, a fim de avaliar a necessidade de intervenção cirúrgica imediata, evitando assim que este rim sofra danos. Afastada a indicação de cirurgia precoce, o ideal é que o US seja repetido após a 1ª semana de vida, pois neste período a função de filtração renal já estará estabelecida e a avaliação será mais segura.
Comprovando um grau de dilatação moderado ou acentuado, o acompanhamento com um pediatra e um urologista pediátrico se faz necessário.
Para saber quais critérios usar para escolher uma clínica para realizar exames de ultrassonografia, leia “Como escolher uma clínica de ultrassonografia?” escrito pela Dra. Maria Montserrat.
Dra. Naima M. Hamidah Silva
CRM/DF 18793
Pediatria
[maxbutton id=”4″ ]