A ultrassonografia, ou ecografia, é um exame de imagem, ou seja: o aparelho emite ondas sonoras de alta frequência, cujos ecos se chocam com os órgãos, formando as imagens dos órgãos internos examinados.
Por ser exame não invasivo e indolor, pode ser realizado em crianças de todas idades, mesmo em recém-nascidos e não utiliza radiação ionizante como o raio-x.
Esse exame pode ser realizado em diversas partes do corpo da criança. Confira:
Ultrassonografia do Abdômen
A ultrassonografia abdominal avalia os órgãos internos da região, como o fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins e bexiga. É utilizada para o diagnóstico de:
- Dor abdominal
- Pedras na vesícula ou nos rins
- Aumento de tamanho dos órgãos abdominais
- Estenose pilórica
- Apendicite
Ultrassonografia da Cabeça
Trata-se do ultrassom do cérebro. Geralmente, é realizado em crianças que ainda têm a “moleira” aberta (ultrassom transfontanelar). É realizado em casos de:
- Bebês com perímetro encefálico alargado
- Triagem para avaliação de bebês com suspeita de hemorragia cerebral (em especial os bebês prematuros)
- Sinais de infecção
- Triagem de anormalidades congênitas ou de infecções
Ultrassonografia do Quadril
Para avaliação de suspeita de displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ), isto é, em bebês com maiores riscos como gestação pélvica (sentados no útero), com pés tortos, mais frequentes no sexo feminino. Pode ser realizado em bebês até 6 meses de vida.
Ultrassonografia Pélvica
A ultrassonografia pélvica obtém imagens do útero e ovários de uma menina, além de examinar também a bexiga. Nos meninos, pode ser indicada para procurar a causa de uma dor pélvica ou alguma outra anormalidade.
Você já conhece todos os exames da Clínica Montserrat? Confira a lista completa em “Exames e Procedimentos“.
Dra. Maria Montserrat
CRM/DF 3781
Medicina Interna e Pediatria
[maxbutton id=”4″]