Hidrocele e hérnia inguinal são condições diferentes, embora tenham causa semelhante. Ambos ocorrem devido ao não fechamento do canal inguinal, que faz a ligação entre o abdome e a bolsa escrotal e grandes lábios, nos meninos e nas meninas, respectivamente.
Porém, hidrocele é caracterizada pela presença de líquidos abdominais ao redor dos testículos ou formação de cisto no canal inguinal. Este último é chamado cisto de cordão nos meninos, e cisto de nuck, nas meninas. Cistos podem necessitar de correção cirúrgica por conta do baixo índice de resolução espontânea.
Já a hérnia inguinal ocorre quando o canal que faz a comunicação entre o abdome e bolsa escrotal / grandes lábios, fica muito mais aberto. Esta abertura permite que a alça intestinal ou outras estruturas abdominais penetrem no local.
Portanto, a diferença básica entre hidrocele e hérnia inguinal está no conteúdo. Enquanto um permite a passagem apenas de líquidos abdominais, o outro permite outros conteúdos.
Em geral, as hidroceles em crianças são de natureza benigna, não causam dor e podem ser percebidas durante o primeiro ano de vida. Na maioria das vezes, o canal se fecha espontaneamente. Para confirmar a condição, deve-se fazer um exame cuidadoso do testículo e da região abdominal.
Alguns casos podem estar associados a tumores no local e, também, a hérnia inguinal. Estes casos exigem intervenção cirúrgica. Quando hidroceles são acompanhadas por dor, é importante descartar casos de emergência médica como a torção testicular.
E o diagnóstico da hidrocele e hérnia inguinal?
O diagnóstico é feito por meio do exame físico que pode, também, ser acompanhado por uma ultrassonografia.
Se identificar um aumento da bolsa escrotal do seu filho ou presença de um “tumor” indolor na região inguinal, procure um pediatra!
A Clínica Montserrat é referência em diagnósticos por imagem em Brasília! Atendemos a mais de 30 convênios. Clique aqui e confira a lista!
[maxbutton id=”2″ url=”https://web.whatsapp.com/send?phone=556185362854&text=Ol%C3%A1,%20gostaria%20de%20fazer%20um%20agendamento!” ]