A ultrassonografia (US) pélvica nas meninas e adolescentes é um exame fundamental na investigação das alterações relacionadas ao desenvolvimento puberal, ou simplesmente no acompanhamento deste desenvolvimento, por meio do conhecimento das mudanças que ocorrem no útero e ovários em cada faixa etária.
A via abdominal é o método de escolha por ser indolor, não invasivo e ter uma boa acurácia. Na US pélvica usamos o líquido da bexiga como uma janela ultrassônica (já que a bexiga cheia ajuda a deslocar as alças intestinais com gases), permitindo a visualização adequada dos órgãos (útero e ovários). Por este motivo o exame deve ser realizado com a bexiga cheia.
As principais indicações para a US pélvica em crianças e adolescentes são: a puberdade precoce ou atrasada, dor ou massas pélvicas, genitália ambígua, sangramento vaginal em crianças e amenorréia primária (ausência da menarca após os 16 anos – primeira menstruação).
O estudo com Doppler colorido das artérias uterinas pode ser utilizado como ferramenta complementar no seguimento da puberdade, fornecendo informações adicionais quanto à presença de estímulo hormonal.
A US pélvica, auxilia o pediatra ou o endocrinologista infantil na decisão da conduta, juntamente com os exames laboratoriais e idade óssea. O exame é geralmente solicitado a cada três ou seis meses para avaliação do formato e crescimento uterino e dos folículos ovarianos.
Dra. Naima M. Hamidah Silva
CRM/DF 18793
Pediatria
[maxbutton id=”4″ ]