Cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, destacaram em um estudo que pode haver relação entre a puberdade precoce e o câncer de mama. São necessárias novas pesquisas para confirmar. Mas, em todo caso, é importante manter o autoexame das mamas em dia, bem como outros exames preventivos como a ultrassonografia das mamas.
E quando ocorre a puberdade precoce?
A puberdade precoce é caracterizada pela transição entre as fases criança e adulto em idade inferior a 8 anos, nas meninas; e 9 anos, nos meninos. As alterações percebidas são as mesmas da puberdade normal: desenvolvimento das áreas genitais (mamas, no caso das meninas; escroto, testículos e pênis, nos meninos), aparecimento de pelos pubianos e nas axilas (com odores), além das acnes e pele mais oleosa. A diferença está na idade em que ocorrem os eventos.
O diagnóstico é feito, normalmente, por meio de uma radiografia da idade óssea, além de exames de sangue. Uma ressonância magnética do cérebro, além da ultrassonografia pélvica e das glândulas adrenais também podem ser solicitadas.
Clique aqui e saiba mais sobre o câncer de mama em crianças e adolescentes.
Você já conhece todos os exames e procedimentos da Clínica Montserrat? Acesse!
Baixe nosso e-book com orientações para preparação de exames!
[maxbutton id=”4″ url=”https://web.whatsapp.com/send?phone=556185362854&text=Ol%C3%A1,%20gostaria%20de%20fazer%20um%20agendamento!” ]
Dra. Maria Montserrat
CRM/DF 3781
Medicina Interna e Pediatria