Os soluços são comuns, principalmente no primeiro mês de vida
Embora alguns pais se preocupem com os soluços de seus bebês, associando os episódios a variadas doenças, na maioria das vezes, não há o que temer. Além dos soluços não fazerem mal aos pequenos, é algo extremamente comum e isto começa no momento em que ele ainda está na barriga da mãe. O primeiro mês de vida é o período onde eles são mais frequentes.
Basicamente, os soluços são contrações do diafragma. Este músculo fica logo abaixo do pulmão e se contrai para permitir a entrada de ar no referido órgão. Quando há alguma irritação ou estimulação errada, que faz com que o ar entre no momento errado, é ocasionado o soluço. Isto ocorre com os bebês, principalmente no primeiro mês, porque o diafragma ainda está imaturo.
Ao longo do tempo, os bebês vão adquirindo maior controle dos movimentos do diafragma e os quadros vão diminuindo. Porém, em casos de episódios incontroláveis ou, ainda, quando os soluços vierem acompanhados por dificuldade para mamar e dormir, por exemplo, é indicado procurar um pediatra.
É importante destacar que o refluxo gastroesofágico contribui para a frequência de soluços dos bebês. Os que possuem esta condição podem soluçar mais do que outros. Mais uma vez, observe os sinais e veja se há regurgitação, tosse ou irritação em excesso. Se sim, um especialista é fundamental, principalmente se a criança já tiver com mais de um ano.
Como evitar os soluços?
A posição com que o bebê é colocado durante a amamentação pode ser decisiva para evitar os soluços. Manter a cabeça do pequeno mais elevada é uma excelente opção. Aos pequenos que utilizam a mamadeira e soluçam bastante, é indicado que eles sejam colocados para arrotar mais vezes, bem como fazer intervalos durante as mamadas.
Observar se o bebê pegou corretamente o peito, para garantir que ele estará sugando mais leite materno do que ar; não aumentar o furo da mamadeira; manter o pequeno agasalhado da maneira correta e colocá-lo para arrotar logo após a amamentação. Estas são outras formas que podem ajudar a evitar os temidos soluços.