Ultrassonografia com Doppler auxilia no diagnóstico da doença
A torção testicular ocorre quando um canal chamado cordão espermático, que liga os testículos ao abdome “torce”, acidentalmente, em torno do seu próprio eixo. Este processo provoca o estrangulamento do suprimento sanguíneo testicular. Isto leva à isquemia (falta de oxigenação), que é responsável pela dor súbita. Pode ocorrer em qualquer idade, mas afeta, principalmente, crianças e adolescentes.
Dor súbita e intensa no testículo é a principal manifestação clínica da torção testicular. Normalmente, ela vem seguida de vermelhidão, calor e inchaço no lado acometido. Em alguns casos, a dor pode aparentar vir do abdômen e chega a provocar náuseas e vômitos.
A torção testicular é uma emergência médica e exige tratamento imediato. Se não tratado dentro de algumas horas, o quadro pode tornar-se irreversível, podendo chegar ao ponto de ter que extrair o testículo.
O caso é resolvido com a distorção do cordão espermático. Algumas vezes, este processo pode ser feito sem cirurgia, mas outros exigem a intervenção cirúrgica para serem resolvidos.
Para o diagnóstico, é necessária uma avaliação clínica, com complementação da ultrassonografia com Doppler, que permite avaliar como está o fluxo sanguíneo na região testicular.
A Clínica Montserrat é especialista em diagnóstico por imagem em Brasília.
[maxbutton id=”4″ url=”https://web.whatsapp.com/send?phone=556185362854&text=Ol%C3%A1,%20gostaria%20de%20fazer%20um%20agendamento!” text=”Clique aqui e agende seu exame” ]