Quando o assunto é identificar o refluxo gastroesofágico (RGE) em crianças, o ultrassom é um dos exames indicados. Dentre as vantagens, vale destacar que, além de ser um processo não invasivo e sem radiação, é o único que faz a medida do esôfago abdominal, peça chave para diagnosticar o refluxo. Porém, o resultado do exame deve estar associado a alguns sintomas e, dependendo do caso, a outros exames para confirmar o diagnóstico.
Toda criança tem tendência a ter refluxo e isto é normal, porque o esfíncter esofágico inferior é imaturo até os 2 anos de idade. “Quando associado a dor, desconforto, irritabilidade e alteração do sono pode ter se tornado uma doença”, afirma a doutora Maria Montserrat, da Clínica Montserrat. O que vai diferenciar o refluxo fisiológico do patológico, basicamente, são os sintomas.
“Não existem exames perfeitos, você precisa associar a sintomatologia com o refluxo”, explica Maria Montserrat. Entretanto, a médica reforça que o ultrassom é um grande aliado no diagnóstico. Embora a pHmetria esofágica seja um exame padrão indicado, Maria Montserrat destaca que ele serve para diagnosticar apenas refluxos ácidos.
Na pHmetria, a criança precisa ficar 24 horas com um catéter no esôfago. A maioria dos refluxos em bebês ocorre no período pós-prandial, ou seja, depois da alimentação. Muitas vezes, o conteúdo do estômago retorna junto com o alimento. “Isto bloqueia a alteração do PH e pode acabar indicando um falso negativo”, destaca a doutora Maria Montserrat.
A cintilografia também é outro procedimento que pode ser utilizado no diagnóstico. Ele também serve para verificar se ocorreu aspiração do conteúdo refluído para os pulmões. Porém, este método utiliza a radiação.
Em geral, nenhum exame isolado vai fornecer todas as informações necessárias para diagnóstico da doença. Tanto que muitos pediatras tratam o refluxo pela clínica, sem exames. Mas, se precisar de exames para pesquisa do RGE, opte por aquele que é menos invasivo, não emite radiação ionizante e é realizado em condições fisiológicas, a ultrassonografia.
Qual a preparação necessária para o ultrassom?
Para a realização da ultrassonografia em crianças, é necessário jejum de 2 horas. Os pais devem trazer leite ou suco (exceto os ácidos), para tomar 20 minutos antes do exame. Também é necessário suspender medicação para o refluxo gastroesofágico nas 24 horas que antecedem o ultrassom.
[maxbutton id=”4″ url=”https://web.whatsapp.com/send?phone=556185362854&text=Ol%C3%A1,%20gostaria%20de%20fazer%20um%20agendamento!” ]